Listen

Description

Por Fred M. Duncan, KCCH

Imagine, se quiser, Jerusalém três meses antes de começar a construção do Templo do Rei Salomão. Jerusalém seria inundada com 153.000 trabalhadores para construir o Templo. Como sua cidade de 2.000 habitantes lidaria com tamanho fluxo de trabalhadores? De onde veio a água? Como o saneamento foi tratado?

Como os trabalhadores foram alojados? Que alimentos existiam antes dos 153.000 trabalhadores virem a Jerusalém para construir o Templo? O suprimento de comida era adequado para todos? Essas e outras questões práticas merecem nossa atenção.

Os primeiros vestígios de ocupação humana na área do Templo datam do final do período Neolítico e do início da Idade do Bronze. A cidade era então conhecida como Urusalim, que significa Fundação de Shalem. De acordo com os relatos bíblicos, Jerusalém era habitada por uma mistura de povos descritos como jebuseus. Durante a primeira Idade do Bronze, o assentamento evoluiu para israelitas por meio do desenvolvimento de um sistema de crenças monoteísta centrado em Yahweh. Jerusalém, uma das cidades mais antigas do mundo, tem uma história muito ativa, tendo sido destruída duas vezes, sitiada vinte e três vezes, capturada e recapturada quarenta e quatro vezes e atacada cinquenta e duas vezes.

Jerusalém, depois de ser capturada por Davi, tornou-se a capital do reino judeu. Davi tomou a fortaleza do Monte Sião (1 Crônicas 11: 7, NVI) e a chamou de cidade de Davi. Este é o nome dado ao castelo e palácio real no Monte Sião, distinto de Jerusalém em geral. (1 Reis 3: 1, 8: 1) Davi construiu seu templo na eira de Ornã, o jebuseu, onde, mil anos antes, Deus impediu Abraão de sacrificar seu filho Isaque. O reinado de Davi em Jerusalém durou trinta e dois anos.

Na época em que Salomão foi ungido Rei, Jerusalém era uma cidade de ruas estreitas e lotadas, com aposentos espaçosos para palácios reais e séquito da corte.

David foi proibido de construir o Templo. O Senhor disse a Davi: “Derramaste sangue abundante e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome ...” (1 Crônicas 22: 8) O Senhor, em vez disso, escolheu Salomão, filho de Davi, para construir seu lar." Salomão começou a construir o Templo de Jerusalém em 950 AC. “No décimo primeiro ano do mês de Bul, o oitavo mês, o templo foi concluído em todos os seus detalhes de acordo com suas especificações” (1 Reis 6:38). O Templo era um monumento a Deus e um lar permanente para a Arca da Aliança contendo os Dez Mandamentos que Moisés trouxe do Monte Sinai.

A arqueóloga Hillel Geva (Universidade Hebraica de Jerusalém) estima de maneira conservadora a população de Jerusalém perto de 2.000 antes da