Listen

Description

Por Neil Atkins

Roslin é frequentemente mencionada por pesquisadores que buscam as origens da Maçonaria devido às suas supostas ligações com os Cavaleiros Templários e a crença de que a Capela Rosslyn de quase 600 anos em Roslin é o repositório do Santo Graal.

Em fevereiro de 1997, foi anunciado que o Instituto Roslin, situado em Roslin na época, havia clonado com sucesso em 1996 uma ovelha fêmea de uma célula retirada da glândula mamária de uma ovelha doadora. Originalmente chamado de '6LL3', o nome da ovelha foi logo alterado para 'Dolly' em homenagem à cantora Dolly Parton.

A ovelha Dolly permaneceu no Instituto Roslin até ser sacrificada em 14 de fevereiro de 2003, depois de sofrer uma doença incurável.

Mas mais publicidade estava no horizonte para Roslin e especificamente para a Capela Rosslyn. No ano em que a ovelha Dolly morreu, o romance de mistério de Dan Brown, O Código Da Vinci, foi publicado, que se baseava fortemente nos mistérios que cercavam a Capela Rosslyn e suas possíveis ligações com os Cavaleiros Templários, o Santo Graal e a Maçonaria.

Embora essas ligações tenham sido postuladas por pesquisadores por décadas, o livro de Dan Brown e o filme lançado posteriormente em 2006 popularizaram Roslin e Rosslyn Chapel.

Pesquisadores e historiadores desenvolveram várias explicações para os mistérios que cercam a Capela Rosslyn que vão desde o complexo, por exemplo, como o motivo delineado em Rosslyn, Guardião dos Segredos do Santo Graal por Tim Wallace-Murphy e Marilyn Hopkins, até o exaustivo nas publicações de Christopher Knight e Robert Lomas à ficção baseada em fatos como O Código Da Vinci.

Mas talvez a explicação mais aceita comece com os Cavaleiros Templários. Depois de quase dois séculos sendo uma ordem militar funcionando sob o patrocínio do Papa, os Templários retornaram à França ao seu local de origem. Rapidamente entraram em conflito com o rei da França, Filipe, o Belo, Filipe IV, que, por dificuldades financeiras, ficou de olho na riqueza acumulada pelos Templários. Isso supostamente incluía o Santo Graal recuperado pelos Templários durante as escavações do Templo de Herodes em Jerusalém. Filipe foi rejeitado pelos Templários na tentativa de negociar o acesso a seus tesouros e uma campanha de sussurros começou a questionar sua lealdade à Igreja e a natureza de suas cerimônias secretas. À medida que esta campanha ganhava força, Filipe pressionou o Papa Clemente V, domiciliado em Avignon e o primeiro dos papas de Avignon, a retirar o patrocínio papal dos Templários. Isso foi feito e na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, os Templários foram presos na França, incluindo o Grão-Mestre dos Templários, Jacques de Molay. Em 27 de novembro de 1307, o Papa Clemente V pediu aos monarcas cristãos que prendessem todos os Templários e confiscassem seus bens.

Diz a lenda que os Templários foram avisados ​​e seus tesouros, incluindo o Santo Graal, foram carregados em navios da Frota Templária que navegaram de La Rochelle para um destino desconhecido. Filipe, ao acessar o tesouro dos Templários, ficou desapontado com os escassos tesouros que encontrou.

papa em fevereiro de 1306, pouco antes de ascender ao trono escocês em março do mesmo