Queridos Irmãos!!!
Todos os meses tenho a honra de escrever neste espaço, buscando contribuir com o nosso crescimento pessoal.
Agora, nos colocamos em um projeto grandioso e, com a autorização do Editor deste veículo, iremos apresentar aos Irmãos nossa proposta de trabalho. Estou me referindo ao projeto do Grão-Mestrado da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES).
Em março passado, por ocasião da Grande Assembleia Deliberativa, colocamos o nosso nome como pré-candidato a Grão-Mestre da GLMEES.
Desde então, começamos um projeto, de forma virtual (em razão da pandemia), denominado “Conversando com os Irmãos”, por meio do qual procuramos ouvir os Irmãos de todas as regiões do Estado.
Nosso foco será o Homem Maçom e sua família. Fortalecer o homem Maçom é construir Colunas Fortes.
Nosso projeto tem como objetivos o bem coletivo e o crescimento sustentável, e será construído de forma democrática, com a participação de todos os envolvidos no processo.
Desde a escolha do nosso candidato à Eminente Grão-Mestre, meu querido Irmão Carlomar de Almeida, até à elaboração do nosso programa de trabalho, ouvimos as contribuições das Lojas e dos Irmãos.
O plano de trabalho do Grão-Mestrado 2022/2025 tem nos seus pilares de sustentação o cuidado com o homem Maçom e a ampliação do fortalecimento das nossas Lojas Maçônicas. Também atuaremos derrubando muros e construindo pontes com a sociedade, ampliando os lanços de filantropia e solidariedade que nos regem.
Intensificaremos o uso de tecnologias que agreguem informações e tornem a Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo ainda mais interconectada às suas Lojas.
A Grande Loja experimentou crescimento expressivo nos últimos anos, consolidando-se como uma Potência reconhecida no Brasil e internacionalmente. São 206 reconhecimentos com Grandes Lojas de todos os continentes, incluindo as três mais antigas do mundo – Grande Loja Unida da Inglaterra, Grande Loja da Escócia e Grande Loja da Irlanda.
Diante de tantos avanços, é preciso trilhar um caminho sólido e seguro para que não ocorram retrocessos. Superar limites será nosso desafio e missão. Dentro desse contexto, realizaremos uma gestão participativa, na qual o espírito de cooperação e o diálogo continuarão a nortear as nossas relações.
Saudações Fraternais!!!
Valdir Massucatti
Past Grão-Mestre Adjunto daMuito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo.