Nos últimos tempos temos ouvido falar bastante esse termo, até em razão do momento em que estamos atravessando as pessoas tem o utilizado muito.
Empatia é diferente de ser simpático.
A empatia é um sentimento além, é quando a pessoa se coloca no lugar do outro. Podemos chamar de compreensão. Respeitar e entender os sentimentos da outra pessoa.
A empatia tem sido apontada como uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida pelas pessoas seja dentro do ambiente de trabalho ou na vida em geral. Segundo o filósofo australiano Roman Krznaric, empatia é sobre “achar a humanidade compartilhada”. Considerado uma autoridade no assunto, o especialista é autor do livro “O poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo”. Achar uma humanidade compartilhada, envolve fazer conexões inesperadas, sair da forma usual de pensar e falar, se preciso, superar barreiras. Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem três tipos de empatia. Vamos conhecer melhor cada um!
Os diferentes tipos de empatia
Dentro dos estudos da psicologia, neurociência e ciências do comportamento, a empatia é considerada um dos elementos da inteligência emocional. Os psicólogos Daniel Goleman e Paul Ekman, pesquisadores do tema, apontam a existência de três tipos de empatia.