Por Maynard Edwards
Em março de 1904, um americano "não muito alto" com uma mecha desordenada de cabelos escuros ondulados e olhos cinzentos hipnóticos chegou a Londres para começar uma corrida de seis semanas no famoso Teatro Hippodrome. Sua presença foi anunciada nas ruas com folhetos de cores vibrantes e pôsteres colados em praticamente todas as superfícies planas, todos exibindo um único nome: Houdini!
Da Hungria a Houdini
Nascido Erik Weisz em Budapeste em 1874, Houdini era filho de um rabino e um dos sete filhos. Em 1874, a família emigrou pela primeira vez para Wisconsin e depois para Nova York em 1887. O jovem Erik (que já havia americanizado a grafia de seu nome para Erich) tornou-se mágico profissional em 1891, adotando o nome artístico de "Harry Houdini" ( o nome foi uma homenagem ao mágico Jean Eugene Robert-Houdin).
Houdini subiu ao palco da Ilha Coney com seu irmão “Dash” sob o nome de The Houdini Brothers, mas em 1894 Harry conheceu a também performer Wilhelmina “Bess” Rahner, com quem se casaria. Ela substituiu Dash como assistente de palco de Harry, um papel que ela manteria ao longo de sua carreira.