Listen

Description

Apesar da extinção das doutrinas alquímicas no Ocidente, certos ensinamentos herméticos cuidadosamente disfarçados de um simbolismo conveniente, passaram a integrar os rituais das sociedades iniciáticas ativas, por exemplo, a Maçonaria.” (Masson, pág. 184, 1975)

INTRODUÇÃO

Nos momentos precedentes à Iniciação no Templo, durante nossa estada na Câmara de Reflexão, é possível divisarmos entre as várias mensagens e símbolos ali presentes, a palavra V.I.T.R.I.O.L., uma fórmula alquímica-hermética, uma sigla que certamente para a grande maioria dos que por aquele reduto passarem irão contemplá-la com o ineditismo da primeira vez. Depois de um tempo, nossa curiosidade em saber o que cada uma daquelas letras representa, só tende a aumentar.

Onde mais o candidato poderia se deparar com aquela sigla anteriormente? Somente se ganhasse acesso ao “script” de como se realiza uma Iniciação maçônica em seus mínimos detalhes, ou conhecedor do Hermetismo, ou ainda, da Alquimia. Afora o que foi citado, seria muito difícil descobrir o seu significado, no entanto, há sim mais uma possibilidade: nos tempos atuais basta um pouco de curiosidade e a vontade de navegar na Internet para que tudo seja passível de descoberta.

Este artigo só quer ter o mérito de oferecer ao leitor Maçom e que aprecie a cultura maçônica, uma série de informações importantes reunidas que falam sobre a natureza do hermetismo e da alquimia, às quais andam em conjunto, suas influências sobre outras escolas esotéricas, entre elas a Maçonaria, e dentro deste contexto, particularmente com relação ao o R.E.A.A. Além disso, mostrar mais detalhes da fórmula V.I.T.R.I.O.L., citada ainda há pouco a título de exemplo, da mística dos quatro elementos, das mensagens ocultas por trás dos muitos símbolos que são originariamente hermético-alquímicos, e quando se voltar mais propriamente para a Alquimia, com relação ao seu ramo mais filosófico fazer uma analogia entre os propósito de uma e de outra _ Alquimia e Maçonaria _ eis que, por esse ângulo são notórios os objetivos em comum: a busca do caminho para a transformação interior, a abertura da consciência para estágios superiores, o atingimento mais elevado do que entendemos por espiritualidade.

E ainda responder à pergunta: a Maçonaria não é conhecida como a Arte Real? E Arte Real não é também um outro nome para a Alquimia?