Por Carlos Francisco Ortiz
O Irmão Salvador Allende, nasceu no porto de Valparaíso, Chile, em 26 de junho de 1908, filho de Salvador Allende Castro e Laura Gossens Uribe.
Seus ancestrais, de origem basca, chegaram ao Chile no século XVII.
Bom patriota, Allende, ao terminar os estudos secundários, prestou serviço militar por um ano no Regimento de Lanceiros de Tacna do Exército Chileno.
Em 1926, iniciou seus estudos médicos na Universidade do Chile, graduando-se como cirurgião com a tese Higiene mental e delinquência.
Em 1940, ele se casou com Hortensia Bussi Soto, uma proeminente professora, bibliotecária e ativista chilena, que pode ser merecidamente chamada de "Primeira-Dama".
Dos estudos na Universidade do Chile destacou-se pela participação política, depois foi Deputado, Ministro da Saúde, Senador da República, chegando a então à Presidência do Chile em 1970.
O Irmão Salvador Allende, era filho e neto de um maçom. Seu pai Salvador Allende Castro era maçom, e seu avô Ramón Allende Padín, alcançou a alta posição de Sereno Grão-Mestre da Grande Loja do Chile.
Em 16 de novembro de 1935, o profano Salvador Allende Gossens recebeu a luz maçônica ao ser iniciado na Loja Progresso nº 4 da cidade de Valparaíso. Depois de sua iniciação, Allende expressou:
Quando a venda caiu de meus olhos e pude ver as espadas direcionadas a quem viu a luz maçônica pela primeira vez e ouviu as palavras do Venerável Mestre, eu pude entender que esta foi uma expressão de profunda solidariedade, para fazer o iniciado saber que seus irmãos estariam prontos para vir em seu auxílio se fosse necessário.
Posteriormente, Allende teve que se mudar para a cidade de Santiago, ingressando na Loja Hiram nº 65, onde alcançou o grau de Mestre Maçom; ele pertencia à dita loja até o dia de sua morte.
O Irmão Allende, consistente como maçom, tentou transferir os princípios e valores da doutrina maçônica para a sociedade profana por meio de sua vida política, tanto que ao assumir a Presidência da República do Chile, sacrificou sua própria vida, lutando pela dignidade e por iluminar o povo chileno.
Mas a traição, típica de seres humanos de baixa moralidade, assombrou o presidente Irmão Allende e, como o Grande Mestre Hiram Abiff, foi vítima dos Juwes - Jubela, Jubelo e Jubelum - os assassinos do homem iniciado na luz e a verdade.
Assim, a direita Irmão Allende recebeu o primeiro golpe com a regra, sendo assassinado em nome de uma pseudo lei e de uma falsa ordem política imposta pelo imperialismo norte-americano e materializada pela CIA, em cumplicidade com a oligarquia chilena que a vendeu sua dignidade por alguns dólares, assim como Judas.