Listen

Description

Por Wayne Devlin

Para que um lápis seja útil, ele deve passar por afiação regular. Agora, se um lápis tivesse sentimentos, sem dúvida sentiria algum desconforto cada vez que fosse reafiado, mas teria que passar por essa afiação, no entanto, para que fosse útil e de bom uso.

Nós, como maçons, também devemos passar por 'afiação' regular para podermos servir nossas famílias e nossas comunidades.

Às vezes pode ser desconfortável passar por tal 'aguçamento', mas devemos nos esforçar para passar por essas experiências para que também possamos crescer e nos desenvolver em uma versão melhor de nós mesmos.

Há tantas coisas como maçons que podemos aprender para desenvolver. Ler 'O Malhete' a cada mês, por exemplo, lhe dará todos os tipos de fatos interessantes e conhecimento maçônico que você pode compartilhar com sua Loja e colegas maçons.

Há tanto ritual para guardar na memória, ferramentas de trabalho para estudar e tabuleiros para interpretar.

Não são tarefas fáceis e demandam um tempo considerável, estudo e contemplação. No entanto, assim como o lápis afiado, o esforço vale a pena para crescer no conhecimento maçônico e, por sua vez, crescer como seres humanos para servir melhor ao mundo ao nosso redor.

Cada membro é um exemplo para o mundo exterior do que é a Maçonaria. Nossas ações e serviços à comunidade falam mais alto do que palavras jamais poderiam.

À medida que crescemos e nos tornamos mais conhecedores de nossa 'arte', precisamos transmitir esse conhecimento a outros membros para que, à medida que crescemos como indivíduos, também cresçamos como unidade. Para fazer isso, precisamos continuar sendo 'afiados'.

Os tempos mudaram e o que antes era classificado como uma sociedade secreta agora é simplesmente uma sociedade com alguns segredos.

O mundo exterior nos vê de maneira muito diferente do que eles fizeram no passado e, mostrando ao mundo nossas boas ações e liderando pelo exemplo, tiramos a ênfase das teorias da conspiração sem sentido e a voltamos para a realidade de que os maçons são indivíduos bons e decentes que se esforçam estar a serviço do mundo.

Uma vez que começamos a 'aguçar' nosso conhecimento da Maçonaria, precisamos garantir que transmitimos esse conhecimento e também manter nossos números crescendo.

Os maçons são mais públicos agora do que nunca, com programas de televisão e livros dando uma visão interna de nossas Lojas e vidas. Mas ainda podemos fazer mais.

Podemos convidar não membros para participar de nossos eventos, podemos deixar as pessoas saberem como é a vida como maçom e podemos educar e depois convidar as pessoas a se juntarem a nós na Loja.

Uma equação simples nos diz que, se dobrarmos nossos números, podemos dobrar a quantidade de bem que podemos fazer.

Todos nós usamos anéis e distintivos maçônicos na Loja, mas quantos de nós os usamos fora da Loja?

Ao simplesmente usar o esquadro e o compasso em nosso boné, camiseta, crachá ou anel, não estamos apenas promovendo o ofício, mas também, e mais importante, estamos convidando as pessoas a nos fazer perguntas que podem levar a consultas de associação.

'O que significa esse símbolo? O que isso representa? Como é ser maçom? Onde posso aprender mais? Como me torno maçom?'

Tudo isso começa com você. Você, como maçom, tem o poder de educar a si mesmo e aos outros no conhecimento maçônico.