Por Claudio Blanc
Quando a Maçonaria surgiu em sua forma moderna, no século 18, foi rapidamente adotada pelos que se opunham à concentração do poder nas mãos do clero e da monarquia, e desejavam, igualmente, libertar o indivíduo através de uma sabedoria mística atingida por meio de iniciações.
Diversas Lojas maçônicas e paramaçônicas foram fundadas em toda a Europa. Algumas eram fiéis à orientação da primeira delas, a Grande Loja Mãe de Londres, e outras, as paramaçônicas, seguiam diferentes orientações. Algumas dessas correntes maçônicas deram origem aos 117 ritos praticados hoje em todo o mundo. Elas conferiram à Ordem diferentes interpretações de uma mesma doutrina, embora compartilhem uma sabedoria comum.
Entre as muitas Lojas que surgiram no século 18, algumas foram fundadas por iniciados que afirmavam mais ou menos certos aspectos da ordem maçônica. É o caso das Lojas egípcias, que seguiam as intuições do seu fundador, o enigmático Conde Cagliostro.
A história do conde italiano é distorcida por boatos e envolta em mistério. Tido por muitos como um charlatão, também é visto como um místico sinceramente empenhado. Se, no início de sua carreira, foi um golpista que se aproveitava dos incrédulos, depois parece ter se dedicado com empenho à sua iluminação. Por causa das mentiras que contava, sua identidade é incerta. Normalmente, acredita-se que seu verdadeiro nome seja Giuseppe Balsamo. O escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe confirmou que o conde era, de fato, Balsamo. Quando visitou a Itália, Goethe conheceu um advogado que lhe mostrou documentos identificando Balsamo com Cagliostro.
Aventureiro
Giuseppe Balsamo nasceu em Palermo, em 1743. Com 12 anos, foi expulso do seminário por ter cometido pequenos furtos. Seu pai, um comerciário, o colocou, então, como aprendiz de um boticário de um convento. A manipulação dos remédios foi uma revelação. O jovem também aprendeu a arte do ilusionismo e começou a criar “poções de rejuvenescimento”. Para certificar a origem de seu conhecimento oculto, Giuseppe passou a se apresentar como um perito nos Mistérios Egípcios, a antiga religião iniciática dos sacerdotes da deusa Ísis. Balsamo sobrevivia explorando a credulidade das pessoas
Em 1768, casou-se como uma mulher famosa pela beleza, Lorenza Feliciani. Inteligente e ambiciosa, Lorenza apoiou imediatamente o modo de vida de Giuseppe. Na verdade, ela o estimulou a não se contentar com os artifícios de vendedor ambulante de remédios, e a partir para um lugar onde ninguém os conhecia, em busca de fortuna. Para tanto, Lorenza criou para o marido uma nova personalidade. Batizou Giuseppe de Conde Cagliostro e ela mesma passou a ser Serafina.