(Ordem através do Caos)
Essa frase latina é encontrada em diversos idiomas, associações e entre elas a Maçonaria, no seu Rito Escocês Antigo e Aceito e no seu mais alto grau, o 33.
É uma frase interessante. É enigmática. Qual a análise que devemos fazer para entender o porquê de seu uso e principalmente na nossa Ordem.
“Ordem pelo caos” ou “através do Caos”.
Uma associação tão cuidadosa com os seus Ritos, com seus conceitos de Liberdade, de Igualdade e de Fraternidade, assenhorar-se dessa frase, nos dá motivo para o inicio de uma reflexão profunda.
Sem muito “salamalé”, cinismo, ou hipocrisia, retrocedamos no tempo e veremos a assertiva da frase sendo posta em prática pelo Criador.
O que foi o Dilúvio, senão o uso do caos para o surgimento de uma nova Ordem?
O que foi o surgimento de Bizâncio, de Cesar, de Stalin, de Hitler, de Castro e outros e outros, que levaram a humanidade ou seus próximos ao caos...
Estamos vivendo momentos que nos parecem conhecidos, mostrados historicamente como o da “lendária” Sodoma e Gomorra, ocasião em que novamente, e de forma mais direta, a manifestação da Força levou ao caos para ressurgir uma nova ordem.
Estarmos, nesse momento, vivendo a véspera de um novo acontecimento que levará nosso mundo ao caos.
A nossa sociedade em sua quase maioria está, ou corrompida ou viciada, em todos os sentidos e parâmetros. Isso é facilmente verificado em todos os locais onde o ser humano se encontra. Numa primeira observação temos um fato real bem à amostra, o ser humano ou grande parte dele se corrompeu.
Herdamos uma sociedade que após muito sangue derramado conseguiu chegar ao que denominamos de Democracia e esta foi se desgastando a ponto de não mais funcionar como se imaginava alhures.