por Irmão Harvey L. Ward Jr.
Uma investigação sobre a designação dos Santos João como Santos Padroeiros da Maçonaria
Um dos principais objetivos da Maçonaria é a educação de seus membros. Infelizmente, como as pressões do tempo e os negócios conspiram para restringir a atividade intelectual de nossas Lojas, a verdadeira educação maçônica e investigação estão entre as primeiras atividades a serem descartadas de nossas agendas regulares. Educação e reflexão sobre questões maçônicas costumavam ser muito mais que um parte central do negócio uma Loja Maçônica do que é hoje. Muitas vezes nos tornamos o que o irmão Mackey chamou de Maçons "papagaios" que se tornam bastante proficientes em aprender palavras e instruções, mas dão pouca ou nenhuma atenção a filosofia por trás dessas palavras.
É apropriado então que, ao celebrarmos o dia da festa de São João Batista, façamos uma pausa de alguns minutos para considerar a história e os antecedentes desta celebração.
Como maçons, todos conhecemos a frase “Erigido a Deus e dedicado aos Santos São João”. Todas as nossas Lojas Azuis são tão dedicadas, mas nunca ouvimos qualquer outra informação sobre esses “Santos São João” ou qualquer coisa que explique por que nos referimos a eles como os Santos Padroeiros da Maçonaria.
Eles são referenciados na Palestra do Aprendiz como sendo "paralelos perfeitos tanto na Maçonaria quanto no Cristianismo". É quase uma reflexão tardia de uma referência, visto que dedicamos cada Loja a estes dois homens. Quem eram esses santos João? Por que eles são importantes para nós como maçons?
No início da Maçonaria, o dia da festa de São João Batista era sempre celebrado pelo Ofício. Na verdade, a primeira Grande Loja pública, a Grande Loja da Inglaterra, nasceu no dia de São João Batista, 24 de junho de 1717, em Londres. Posteriormente, a Grande Loja da Inglaterra patrocinou grandes celebrações anuais deste dia por muitos anos. Por fim, a festa de São João Evangelista também se tornou importante e muitas Lojas e Grandes Lojas mudaram o início de seu ano maçônico de 24 de junho para 27 de dezembro. Podemos apenas supor que a proximidade de 27 de dezembro ao início do ano civil tornou conveniente fazê-lo.
Os dias de festival também eram de importância central para as primeiras Lojas americanas. Ambos os dias de festa eram quase sempre celebrados por todas as primeiras Lojas bem governadas. Nossos registros indicam que os irmãos George Washington e Benjamin Franklin sempre fizeram questão de comparecer às respectivas lojas dos dias de São João.
As eleições e instalações geralmente eram planejadas em torno dessas datas. Embora tenhamos permitido que essa tradição (como tantas) escapasse,