Uma explicação possível
Do grego νεόφυτος Neóphitos - plantado recentemente.
Do latim neòphytus - planta jovem, noviça.
Definições de novatos:
Neófito se refere a algo novo, recentemente admitido ou incorporado.
Novo adepto de uma doutrina ou partido.
Na igreja primitiva, novo pagão, convertido.
Pode se referir à classificação inicial de alguma organização ou ordem.
Jovem cristão na Idade Média.
Na primeira igreja católica, esse termo era usado para designar aqueles que haviam abandonado recentemente o judaísmo ou o paganismo para abraçar o cristianismo e, na igreja romana, esse também era o nome daqueles que acabavam de ser admitidos à comunhão.
Por essas razões, este termo tem sido usado para indicar jovens discípulos de qualquer arte ou ciência.
Na Maçonaria simbólica, o candidato à iniciação é designado por este termo até que seja proclamado Aprendiz e convidado a ocupar seu lugar. A sequência do leigo para se tornar maçom é, portanto, esta: candidato, neófito, aprendiz.
Uma frase alquímica afirma que o Neófito entende uma "volatização fixa", N uma instabilidade intencional de um material anteriormente relativamente inerte como uma etapa necessária em sua transformação.
Como candidatos à iniciação, o tempo parece uma eternidade, a ansiedade e a expectativa aumentam ainda mais a expansão temporal. Após a cerimônia de iniciação, percebemos que temos uma longa jornada pela frente. Que percepção o neófito tem do tempo?
A iniciação é realmente um momento mágico em que o tempo parece parar e todo o universo conspira a nosso favor. É um momento sublime, tão inexplicável que ao final da cerimônia permanecemos absortos e comprometidos em entender o ocorrido.
Como candidatos, o acúmulo de expectativas sobre uma etapa tão importante, o compromisso com o novo, o pacto que estamos prestes a selar e toda uma série de pensamentos representam um fardo para nós.
Como neófitos, somos capturados por uma mistura de emoções que invadem nosso ser. É talvez o surgimento de nossa boa consciência?
É no momento de assumir o nosso compromisso que devemos recorrer sempre que falhamos. Não devemos ser enganados pelo pensamento de que, uma vez iniciados, criamos uma barreira protetora contra o mal. A luta deve ser diária e se não ocorrer uma mudança interior no neófito, como se uma faísca fosse acesa, o maçom permanecerá profano por dentro, hermeticamente o chumbo permanecerá como chumbo mesmo que coberto de ouro.
Fonte: Athanor