Queridos Irmãos!!!
Trago mais uma vez um tema para nossa reflexão. Até porque temos visto muitas discussões entre nós.
Você acha (isso mesmo – acha) que pode vencer uma discussão? Eu acredito que não é vou demonstrar.
Dale Carnegie (Como fazer amigos & influenciar pessoas), diz claramente que “você não pode vencer uma discussão”, e traz algumas situações para demonstrar isso. Vejamos: Ele cita que sendo administrador de uma pessoa importante foi acompanhá-la em uma recepção, e ele (Dale) sentou ao lado de outra pessoa que lhe relatou um caso que girava em torno da seguinte afirmativa: “Há uma divindade que protege nossos objetivos, traçando-os como os desejamos”.
A pessoa que me relatou disse que tal frase era da Bíblia. Eu disse que não era, e sim de Shakespeare, isso para demonstrar minha superioridade. Ele insistiu que era da Bíblia e eu que era de Shakespeare.
Ao lado deles estava o Sr. Gammond que conhecia toda a obra de Shakespeare. Assim os dois, que continuavam a discutir, concordaram em submeter a questão ao Sr. Gammond. Ao ser questionado sobre o assunto respondeu o Sr. Gammond: Dale você esta errado!
Momentos depois Dale disse ao Sr. Gammond. A frase é de Shakespeare. Ao que ele respondeu: Sim, naturalmente – Hamlet, ato V, cena 2. Mas acrescentou: Nós éramos convidados numa ocasião festiva, porque provar aquele homem que ele estava errado? Isso iria fazer com que ele gostasse de você? Por que não evitar que ele ficasse envergonhado? Não pediu sua opinião. Não a queria. Por que discutir com ele?
Você não pode vencer uma discussão. Não pode porque, se perder, perdeu mesmo, e, se ganhar, também perdeu. Por quê? Suponha que ganhou sobre outra pessoa e arrasou seus argumentos. Que acontece? Você o fez sentir-se inferior. Você feriu o amor-próprio. Ressentirá seu triunfo. E.... Um homem convencido contra a vontade, conserva sempre a opinião anterior.
Nove vezes em dez, uma discussão termina com cada um dos contestantes convencido, mais firmemente do que nunca, de que está absolutamente certo.
Portanto meus Irmãos, temos que exercitar a refrear nossa linguagem e evitar disputas verbais.
O debate (divergência) é saudável, nos faz aprender e crescer, mas temos que nos limitar a isso, e procurar não ultrapassar o limite.
Para tanto, algumas sugestões para evitar que a divergência se transforme em discussão:
1 – Acolha a divergência.
2 – Desconfie de sua primeira impressão instintiva.
3 – Controle seus impulsos.
4 – Ouça em primeiro lugar;
5 – Procure áreas de concordância, de convergência.
6 – Seja honesto.
7 – Prometa que pensará sobre as idéias de seu oponente.
8 – Agradeça ao seu oponente pelo interesse no debate.
9 – Adie a ação para dar tempo a ambas as partes de repensar o problema.
O sábio Irmão Benjamim Franklin dizia: “Quando você discute, inflama-se e se contradiz, você pode, algumas vezes, conseguir uma vitória; mas será uma vitória sem proveito, porque nunca contará com a boa vontade do seu oponente”.
Saudações Fraternais!!!
Valdir Massucatti
Eminente Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo