"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou". Esta frase do livro Einstein para distraídos de Allan Percy, nunca foi tão atual para mim.
Quando olhamos para nossa realidade, sabemos que a correria do dia a dia muitas vezes nos mantem cegos diante da resolução de problemas e tomada de decisões.
É por isso que há alguns anos venho estudando sobre o processo do desenvolvimento do pensamento criativo e isso me remete também às características de perfil do profissional do futuro.
Desenvolver a criatividade exige coragem, disciplina e persistência.
Coragem porque você trará soluções nunca antes imaginadas e, o novo em si, causa espanto até que você entenda que é ele o responsável por diferentes resultados.
Disciplina porque ser criativo é um processo de aprendizagem constante. Educar seu cérebro à buscar ideias diferentes e não julga-las. Em seguida, adapta-las ao contexto e validar seu resultado. Este exercício dá trabalho. Por isso você precisa estar aberto a mudanças.
E persistência porque muitas vezes você vai errar e tudo bem, somos seres em constante desenvolvimento. "Quando errar não é uma opção, não existe aprendizado, criatividade ou inovação" , como já dizia Brené Brown em seu livro A coragem de ser imperfeito.
Se isso faz sentido, por que você continua fazendo sempre a mesma coisa e espera por resultados diferentes?
Hoje é um excelente dia para começar!