Listen

Description

Na antiga cidade de Conimbriga, junto a Condeixa-a-Nova, estão as maiores e mais importantes ruínas romanas de Portugal.

São Monumento Nacional há mais de 100 anos e os arqueólogos consideram-na um “lugar mítico”. Os visitantes, esses, são aos milhares: o espaço arqueológico e museológico recebe, em média, 100 mil visitantes por ano.

Muitos dos visitantes ficam assombrados com as dimensões das ruínas. Mas mais surpreendidos ficariam se soubessem que apenas 14% da cidade antiga está escavada: 86% das ruínas permanecem debaixo de terra. São casas, ruas, edifícios, artefactos, armas, arte, relíquias ou tesouros que ali continuam soterrados há mais de 2 mil anos.

Está em curso uma campanha arqueológica que procura desvendar alguns desses enigmas, incluindo aquele que continua a intrigar os arqueólogos e que pode ser um dos maiores achados arqueológicos nacionais das últimas décadas: o misterioso teatro de Conimbriga.

O Turismo Centro de Portugal acompanhou esta campanha. Esteve vários dias ao lado dos arqueólogos no terreno e até participou nas escavações. Além disso, conversou com os responsáveis do espaço.

O resultado pode ser lido no site da Turismo do Centro e ouvido em dois episódios do “Aqui Entre Nós”: este e o da próxima semana.