Brisa de la Cordillera, artista ameríndia. Brisa Flow MC. Cantora, compositora, escritora e pesquisadora . Constrói arte a partir da vivência de seu corpo no mundo, criando caminhos que desprendem das amarras da colonialidade. Sua música é um um encontro com as energias da Terra, o fogo e água. Canta poesias que curam com sua voz dos ventos andinos. Desenvolve estéticas artísticas que nos conecte com a Terra, a Espiritualidade e Ancestralidade. Multiplica conteúdos e tece redes entre mulheres e comunidade sobre arte e cultura de Abya Yala (América Latina). Também é arte educadora licenciada em Música. Mc da cultura hip hop e filha de artesãos araucanos, pesquisa e defende a música indígena contemporânea, a arte dos povos originários e o rap como ferramentas necessárias para combater o epistemicídio.
Nascida e criada no Brasil, em Minas Gerais, a cantora e compositora ameríndia, Brisa Flow, é filha de artesãos chilenos que deram o nome de Brisa de La Cordillera para a artista. Iniciou sua carreira no Hip Hop em Belo Horizonte frequentando batalhas de rap.
Seu primeiro disco "Newen" lançado em 2016 significa força na língua nativa do povo mapuche. A obra musical esteve entre os 20 melhores discos do ano selecionados pelo Estadão. Brisa também foi a artista “aposta” da Folha de São Paulo em 2017. Recebeu prêmio Olga Mulheres Inspiradoras. Em 2018 lançou seu segundo disco "Selvagem Como o Vento" e se destacando se em listas da Redbull e Genius como os melhores 50 discos da música brasileira em 2019. A artista lançou seu disco no Instituto Tomie Ohtake e se apresentou no Festival Tekô Porã Niterói, Festival de Inverno de Garanhuns PE, Masp, e outros palcos pelo Brasil. Em 2020 lançou uma nova experiência sonora, o EP Free Abya Yala, uma gravação de versos e sons improvados em um quarteto de jazz.
Ilustração por Carol Shimeji <3