Listen

Description

Há muito, muito tempo era o monte entre a várzea da Flamenga e a Serra de Montemor. Depois, na década de 60 do século passado surgiu a urbanização a que a ICESA, empresa construtora deu o nome de Santo António dos Cavaleiros. Era uma urbanização nova, com um design arquitetônico agradável e ao nível do melhor que se fazia à época, mas sem estruturas de apoio para os jovens casais que decidiram vir habitar na nova urbanização.

Uma lacuna que foi colmatada em 1970, com o surgimento da Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros, que nasce como ponto de apoio à população de modo a responder às necessidades inerentes ao crescimento da urbanização. 

Uma vez que, à época, nem sequer havia junta de freguesia, foi no arranjo de espaços públicos, na plantação das primeiras árvores, na contratação dos primeiros guarda-noturnos e no melhoramento dos transportes públicos que a AMSAC deixou a sua indelével marca.

São 55 anos de importantes serviços prestados pela AMSAC à população de Santo António dos Cavaleiros que hoje vamos revisitar com a ajuda de Henriqueta Sabino, que preside à Direção da associação."