O Zambujal é uma pequena localidade do concelho de Loures, que embora quase isolada do resto do Mundo, cresceu e se desenvolveu por força da vontade dos zambujaleiros. Desde os remotos tempos de uma economia assente na produção agrícola que era escoada para Lisboa por trilhos tortuosos e poeirentos, assistiu-se à chegada da indústria que passou a empregar grande parte da força de trabalho, sendo que, nesta àrea a Fábrica de Papel da Abelheira é o exemplo mais notável.
Foi nesta terra pobre mas muito dinâmica, onde a vida associativa sempre teve uma riqueza ímpar e a solidariedade nunca foi palavra vã, que nasceu, há cem anos, o Zambujalense. Futebol Clube. È uma história em construção, a história de um clube de um lugar singular, onde em tempos de racionamento por causa das consequências da guerra, se fundava uma cooperativa panificadora, que não deixava que faltasse pão a ninguém, onde uma banda filarmónica encantava por onde passava e de onde vinham as mais importantes figuras da política local.
Sobre o Zambujalense, haverão de dizer os zambujaleiros: "Entre os grandes, sou do grande da minha terra". E para falarmos deste clube centenário, convidámos para esta edição de "Conversas Com Alma" Rui Torres Simões, presidente da direção, o tesoureiro Carlos Pedro Nunes e Luis Cleto, que preside a Mesa da Assembleia Geral.