Ontem meu filho chegou em casa, impressionado com a atitude de um amigo dele. Diante da agressão verbal de outra criança o amigo respondeu assim: 'não sei o que foi que eu fiz para que você fosse tão grosseiro comigo?' Falou num volume baixo mas mesmo assim demonstrando que se sentiu ofendido com a atitude dele.
O agressor ficou desconsertado. Provavelmente porque esperava que ele respondesse também com outra agressão. A conversa se encerrou por ali. E meu filho, aprendeu que é possível impedir que agressões pequenas se transformem em agressões grandes. Bastando para isso, saber se comunicar.
Quando polimos um objeto, retiramos as impurezas da superfície e damos brilho a ele. Fazendo aparecer o que há de melhor no objeto. Tornando-se artigo de desejo.
Quando ensinamos crianças a serem educadas, estamos ensinando polidez. Para que no futuro, sejam pessoas que os outros queiram estar junto.
O que quero dizer é que ser polido só traz vantagens. Diminui o grau de stress, agressão, toxidade emocional e ambientes negativos.
Leonardo Bueno
Psicólogo - crp 12/01512
(48) 9 9113-7112