Imagine que a partir de agora, todas as escolas municipais e estaduais poderão ter um único banco de dados. Onde todas as informações do aluno, professores, relatórios, avaliações por matéria, estarão disponíveis num único lugar. Os professores e pais terão 100% de acesso a estes dados. Podendo assim antecipar possíveis problemas e desenhar planos pedagógicos com mais precisão para o acompanhamento individual e de grupo de alunos.
Escolas poderão integrar todo conhecimento criado ou adquirido também num único banco de dados. Estando disponível para outras escolas, indústria, comércio e também os pais.
Professores que não necessitem trabalhar com laboratório, poderão viver onde bem entenderem pois as aulas serão on-line.
As aulas por sua vez, serão integradas com professores de outros países. E os alunos poderão fazer trabalhos em conjunto com alunos de diversos países em tempo real.
Teremos um crescimento exponencial do conhecimento gerado no mundo.
Seu filho poderá estudar em qualquer instituição do planeta, sem sair de casa. Com um custo totalmente acessível.
Sim. A educação finalmente estará dando um salto gigantesco de aprimoramento. E, ao menos aqui no Brasil, retornando ao seu papel de gestora do conhecimento, educadora e referência para a construção da identidade de nossas crianças. Além, é claro, de finalmente devolver ao professor o respeito e a admiração pelo profissional que é.
Sei que o que escrevo parece uma utopia. Um sonho distorcido da realidade. De um velho maluco como eu. Mas não é.
Em todo mundo, as escolas já estão se preparando para estas mudanças estruturais.
Professores começam a ser prospectados, quanto as competências necessárias para atuar em salas de aulas virtuais.
Saber manejar os equipamentos e plataformas fazem parte dos quesitos básicos. Uma vez que isto é obrigatório.
O diferencial, será a eloquência diante da câmera. Professores atores com habilidades para reter a atenção do aluno, e se comportar como um verdadeiro líder. Técnicas de memorização, envolvimento e estímulo do autodidatismo são um outro grupo importantíssimo de habilidades que serão exigidas. Existem mais? Sim.
Você já percebeu que os problemas que estamos enfrentando hoje, a nível global, estão te empurrando cada vez mais para este universo tecnológico? O tal de 'on-line?'
Não me parece tanto uma questão de acaso. São coincidências demais.
Leonardo Bueno
Psicólogo - CRP 12/01512
(48) 9 9113-7112