Listen

Description

Leitura de hoje: 1 Reis 12 – Comentário

“Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam” (v. 8).

A noção entre o que é certo e o que é errado depende muito do meio em que se vive. Precisamos de um norte para discernir entre o que podemos e o que não devemos fazer. Todos nós carregamos, além da herança genética, a nossa “bagagem” social.
Roboão assumiu o lugar de seu pai, Salomão, no trono. Mas, como Deus havia dito que aconteceria, assim aconteceu. O episódio que o novo rei causou foi o estopim para a divisão entre a tribo de Judá e as demais tribos de Israel; os judeus e os israelitas.
A insensatez de Roboão destoa totalmente da sabedoria de seu pai. Deu as costas ao conselho dos anciãos para dar ouvidos aos seus pariceiros (versão pejorativa de parceiros). Isto é, ignorou a experiência para abraçar a indolência. Aqueles jovens eram completamente desprovidos de sensibilidade e de moral. E se Roboão seguiu o conselho deles, foi porque a mesma malignidade controlava o seu coração.
Precisamos ter muita cautela e pedir ao SENHOR muita sabedoria para saber a quem dar ouvidos. Um cristão que mantém um relacionamento íntimo diário com Deus percebe a diferença entre o certo e o errado, e sabe lidar com bons e maus conselhos.
Se os teus amigos íntimos são pessoas que não lhe edificam em nada espiritualmente, pelo contrário, lhe enredam por caminhos tortuosos; CUIDADO!
Vejam o que está escrito: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1:1).
Meus amados, o contexto do que é certo ou errado pode sofrer alterações de um lugar para outro, de um país para outro; mas os princípios divinos permanecem eternamente. Aquele que deseja o Céu, se esforça para alcançá-lo. Com obras? Não. Com atitudes. Segundo o dicionário, atitude é uma forma de agir motivada por uma