Listen

Description

💞✦🌸━━❃🌸̐֗━━🌸✦💞
📚𝕊𝕚𝕞𝕡𝕝𝕚𝕗𝕚𝕔𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕠 𝕊𝕖𝕔𝕣𝕖𝕥𝕠
⌛️
⚜Conhecendo o Antigo Testamento

📖Leia: Exodo 20 e Romanos 3.20
Para compreender melhor o Antigo Testamento, precisamos olhar as peculiaridades dos livros escritos naquele tempo e por que Deus decidiu que fossem feitos assim.
O Antigo Testamento foi escrito, em sua grande maioria, em hebraico, e acredito que Deus tenha escolhido essa língua porque é um dialeto extremamente pessoal. Por se tratar de uma linguagem pictórica, que é formada por símbolos, cada palavra é representada por sinais que traduzem uma ação, sentimento e expressão, que, juntos, formam um só vocábulo. E uma lingua extremamente expressiva, porque não traz somente um significado, mas o sentimento, aquilo que está no coração de quem escreve.

⚓️ Em razão disso, o Antigo Testamento é tão importante, pois são as expressões de Deus para o Seu povo.
Então, por meio da Bíblia, podemos conhecer mais do caráter de Deus mediante Sua Lei. Ela nunca foi apresentada ao povo com intuito de que fossem salvos ou justificados por meio desses princípios, mas para que o povo entendesse sua condição caída e sua necessidade do Senhor em todos os ámbitos de suas vidas. A Lei nos indica o coração de Deus, e todas as narrativas descritas no Antigo Testamento apontam para o seu plano, que seria revelado de forma plena e perfeita em Cristo Jesus.
Agostinho dizia:

💭“O Novo Testamento estava velado no Antigo Testamento, e o Antigo Testamento é revelado no Novo". Em outras
palavras, é como se o Novo Testamento fosse a explicação mais clara do Antigo, tudo aquilo que era misterioso passa a ser, finalmente, revelado através de Cristo.
Em todo tempo, vemos no Antigo Testamento profecias que declaravam a vinda do Salvador, além de várias outras narrativas que não apenas apontam para Jesus, mas nos mostram, em partes, aquilo que Ele faria pela humanidade. Isso sem contar que, na Bíblia, é possível encontrar uma série de personagens que falam sobre a segunda vinda de Cristo e descrevem Seu amor pela Sua Noiva.

🍃Toda a Escritura converge para Jesus.
Podemos ver algumas dessas relações entre as muitas referências que apontam para Jesus no Antigo Testamento. Como exemplo, há algumas profecias de que Jesus nasceria em Belém (Miqueias 5.2). Ou quando a Palavra afirma que o descendente da mulher seria aquele que esmagaria a serpente (Gênesis 3.15). Até o próprio Novo Testamento indica a relação de Adão com Jesus (1 Coríntios 15.45). Podemos ainda fazer uma comparação entre a figura do cordeiro que Deus proveu para Abraão para que fosse sacrificado no lugar de Isaque (Gênesis 22). Por fim, todas as instruções sobre como preparar o cordeiro e como o povo deveria comê-lo na Páscoa também apontam para Cristo (Êxodo 12).

🛐Senhor, obrigada por mostrar Teus sentimentos e nos revelar Tua expressividade para com Teu povo no Antigo Testamento. As Escrituras desde sempre apontaram para o Teu Filho Jesus e para as afeições de Cristo por Sua Noiva. Como é precioso ver a Tua Glória sendo revelada em partes no Antigo Testamento, até que foi revelada por completo através de Jesus. Aumenta o meu amor pela Biblia e me mostra Teus segredos escondidos na Palavra.
Em nome de Jesus,
Amém.
📚𝔼𝕩𝕥𝕣𝕒í𝕕𝕠 𝕕𝕠 𝕝𝕚𝕧𝕣𝕠 𝔻𝕖𝕧𝕠𝕔𝕚𝕠𝕟𝕒𝕝 𝕤𝕚𝕞𝕡𝕝𝕚𝕗𝕚𝕔𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕠 𝕊𝕖𝕔𝕣𝕖𝕥𝕠.
✍RicardoNove
🗝ℂ𝕙𝕒𝕧𝕖𝕤 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕕𝕖𝕤𝕖𝕟𝕧𝕠𝕝𝕧𝕖𝕣 𝕚𝕟𝕥𝕚𝕞𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕔𝕠𝕞 𝔻𝕖𝕦𝕤
🌸 🌸
╰═🌸🌸═════════╯