Listen

Description

"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a benção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam" (Deuteronômio 30:19)

Quando estava na escola, eu odiava questionários rápidos, porque eu nunca estava preparado. Ao invés disso, gostava dos testes em que eu podia encontrar as respostas nos livros.

É esse tipo de teste que Deus nos dá. Em Deuteronômio 30:19, Ele disse: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a benção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.”

Nossas escolhas não afetam apenas a nós, mas também a nossos filhos - e potencialmente a nossos netos e bisnetos. Decisões ímpias podem impactar uma família por gerações. E decisões orientadas por Deus, também podem impactar uma família por gerações.

Todos os dias nos deparamos com todo tipo de escolha imaginável, como o que comeremos, o que vestiremos, que rota seguiremos quando estivermos dirigindo para algum lugar, que e-mails e mensagens de texto enviaremos e como as responderemos. Todos os tipos de escolhas passam por nossas mentes diariamente.

Diante dos desafios, temos que fazer uma escolha. E toda escolha tem uma consequência. Os desafios podem surgir como oportunidades ou tentações. A coisa mais difícil de se aprender na vida, é qual ponte cruzar e qual ponte queimar.

Vemos isso na vida de dois crentes: Abraão e Ló. Abraão, na maioria das vezes, fez as escolhas certas na vida. Ló, por outro lado, fez uma série de escolhas erradas das quais viveu para se arrepender.

Nossas escolhas são importantes. Por isso, Deus nos mostrará cada escolha a fazer. Mas ainda depende de nós, agirmos e andarmos de acordo com essas escolhas.