Listen

Description

Seminário de Leitura Psicanalise e Cultura

“LILITH: O feminismo arcaico como estratégia transgressora

Diz a lenda hebraica que certa vez enquanto o rei Salomão estudava a Torah, as letras dos livros sagrados voaram misteriosamente e isto imediatamente alertou o rei para alguma ameaça. Foi quando Salomão percebeu diante de si uma sedutora mulher de cabelos negros em seu quarto. Aquela fascinante presença feminina totalmente nua o aterrorizou, visto que nenhuma das portas de seu aposento havia sido abertas, o rei agarrou a mulher pelo braço e a arrastou para diante de um espelho. Ela não tinha reflexo. Com seu disfarce desmascarado ela desapareceu no ar, trazendo as letras do Torah de volta aos livros. Mas quem era essa mulher capaz de seduzir um homem considerado um símbolo da sabedoria pelo Judaísmo e Cristianismo? Capaz de fazê-lo se afastar, ainda que brevemente, da palavra de Deus?

Ela é Lilith. Comparada à lua negra e aos impulsos sexuais escondidos, acompanha a história da civilização sendo considerada uma transgressora de papéis sociais femininos, personagem do folclore hebraico que sempre renasce no discurso contra o patriarcado.

Encontro semanal, quintas-feiras, sempre às 23h.

Inicio: 12 de Janeiro

Encontros gratuitos e online

Coordenação

Jairo Carioca de Oliveira

Dr. h. c. em Psicologia pelo Logos University International (Flórida-EUA), Teólogo e Mestrando em Educação atua como psicanalista desenvolvendo pesquisa na interface entre psicanálise e feminismo – estudos de gênero no Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades da UFRRJ. É participante do Fórum do Campo Lacaniano de Nova Iguaçu e Integrante do Coletivo Psicanalistas Unidos pela Democracia - PUD.