Foi de Flamengo x Corinthians à Inter x Vasco, e na minha opinião são todos lances discutíveis...menos o Pênalti do Vasco, um absurdo de marcação.
O VAR foi trazido para o Brasil como um recurso para um desenvolvimento melhor da arbitragem nos campeonatos nacionais, regionais ou estaduais, algo que ocorreu também para todos os outros países que tem acesso a essa tecnologia no seu futebol.
No Brasil, o VAR foi introduzido no dia 03/08/2018 na partida entre Santos e Cruzeiro pela Copa do Brasil e desde então o VAR vem gerando discussões sejam elas boas ou ruins. No Campeonato Brasileiro deste ano (2020-2021) o time mais "prejudicado" foi realmente o Vasco do profexo, um total de 17 mudanças de decisões contra, e 5 mudanças a favor, sendo assim o time com mais mudanças contra de todo o campeonato, o time com mais mudanças a favor é o Santos de Cuca e Marinho.
Vamos direto ao ponto, começando por Vasco e Inter. A verdade é que o VAR estava desregulado no começo da partida e pior ainda no momento do Gol do colorado, uma das imagens de dentro da área não estavam funcionando, algo que impediu um vislumbre uma visão melhor do lance do gol, um erro técnico eu imagino já que a tecnologia pode não errar, mas quem a controla sim.
Continuando entre Vasco e Inter as polêmicas não param, chegou o momento tão polêmico que é o pênalti em cima de Germán Cano. Como um dos ditados mais famosos do futebol nos explica "pênalti roubado não entra," claramente o VAR não estava correto (na minha opinião) em marcar o pênalti, posso até entender o fato de chamarem o árbitro para revisar o lance, mais tudo que ocorreu foi um tropeço do Cano...nele mesmo.
Continuando no Rio de Janeiro, Flamengo e Corinthians também tiveram um lance duvidoso, onde na minha sincera opinião é totalmente discutível a posição do Gabigol e do pé do Éverton Ribeiro no momento do segundo gol flamenguista. Segundo os comentaristas de arbitragem, Gabigol ainda estava atrás da linha da bola no momento da finalização, coisa que particularmente eu discordo da marcação do árbitro.
• Curiosidade ¹: O Flamengo tem 8 mudanças de decisão contra ele pelo VAR e 10 a favor.
• Curiosidade ²: O Corinthians tem 8 mudanças contra e 8 a favor.
• Curiosidade ³: O Internacional tem 5 mudanças contra e 9 a favor.
O VAR não é 100% infalível como algumas pessoas podem imaginar, e cabe sim aos responsáveis pela arbitragem, no caso o chefe dela Leonardo Gaciba, ex-comentarista da Globo, que não se pronunciou sobre os casos do jogos dessa rodada. Quem foi a público dar explicações sobre a situação foi a empresa responsável pela tecnologia do VAR, Hawk-Eye, responsável pela operação dos equipamentos.
A companhia se pronunciou dizendo que lamenta o caso e o classificou como um problema técnico que afetou a disponibilidade das linhas de impedimento, causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra que vai se movendo no campo conforme a partida ocorre.
Acho que todos os outros torcedores amantes do futebol brasileiro ficam tristes e acima de tudo decepcionados, não só com a situação da arbitragem no Brasil que é REPUGNANTE, mas como o futebol brasileiro infelizmente está se tornando fraquíssimo.
por Guilherme Paixão para a coluna do blog NO FUNDO DA REDE.
Revisão de texto: Karla R Paixão
Arte visual: Igor Paixão