Nuno Borges de Carvalho, 46 anos, pai da Rebeca, do Tomás e da Sara, é Professor Catedrático na Universidade de Aveiro.
O Nuno nasceu em Luanda, em Angola, mas veio, para Portugal, com tenra idade, mais concretamente para Ponte de Lima. Mas é já em Viana do Castelo que frequenta a escola primária, depois o ciclo e, mais tarde, o secundário, na área de eletrotecnia, porque o "convenceram" que seria a única alternativa à eletrónica que tanto queria.
Chegada a altura de entrar para a universidade, teve o cuidado de procurar todos os cursos de engenharia, na área das telecomunicações, que tivessem a cadeira de Antenas. Não teve dúvidas! A Universidade de Aveiro tinha tudo com que sempre sonhou. E, assim, entrou em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (E.T.).
Teve um percurso universitário brilhante e até foi notícia de jornal por ter tirado 20 valores numa cadeira, logo no início do curso. Ainda no 4.º ano da licenciatura, quis o destino que uma viagem de comboio, de regresso a Viana do Castelo, onde ia passar o fim de semana com a família, lhe talhasse o futuro e o impelisse, logo ali, para a investigação científica.
Prossegue o seu doutoramento, em engenharia eletrotécnica, no grupo de investigação do ilustre e reputado Prof. José Carlos Pedro, que lhe havia de abrir um caminho de sucesso, trilhado a pulso e com elevado mérito. Passou pelos Estados Unidos, durante as suas sabáticas, onde trabalhou com eminentes professores e investigadores. Coordenou importantes projetos internacionais e foi agraciado com o mais alto galardão atribuído, a nível mundial, aos profissionais da área da eletrotecnia, o de "IEEE Fellow".
Esta é, sem dúvida, mais uma interessante e empolgante conversa a não perder, onde o Nuno partilha connosco o seu percurso de vida.