Tivemos um bate papo com o Pediatra Wagner Tatsuya Moriyama, sobre atuação dos professores e responsáveis na formação e desenvolvimento das nossas crianças
Nosso especialista falou sobre o brincar para o desenvolvimento da criança e promoção da saúde, trazendo os benefícios e recomendações de brincadeiras para cada faixa etária, seguindo as recomendações americana de pediatria.
Atualmente as crianças possuem dificuldade de brincar, devido ao um novo contexto que vivemos, falta de espaço físico , o trabalho na atualidade demanda muito tempo dos pais, a violência está cada vez maior, o avanço da tecnologia, sendo assim trouxemos algumas opções para equacionar esse problema e auxiliar os profissionais.
Dr. Wagner falou sobre a importância do desenho para representar as percepções do mundo e as angustias que essas crianças estão vivenciando e como podemos identificar alguns sinais.
Outro ponto levantado foi a importância de estimular a criatividade e principalmente não podar essa criatividade nos pequenos, pois será uma habilidade exigida no mercado de trabalho em diversas profissões
Um ponto destacado pelo pediatra, foi a importância da vivência da fase egocêntrica e do limite que dever ser imposto pelos pais e professores para as crianças pequenas. Essa conversa foi importante para mostrar aos professores como conversar com os pais, no momento da aula que você precisa colocar o limite em cada criança, para moldar o futuro adulto.
Ao final ainda destacamos a importância de vivenciar o tédio, de estimular a socialização, como conscientizar do tempo tela, a importância do exemplo que os adultos devem transmitir para as crianças e a importância da figura do professor para a sociedade.
Uma conversa imperdível passando por todos os pilares da formação de um cidadão, imperdível para você que trabalha com criança;