Venha conhecer a história do nadador João Emanuel que competiu o último CAMPEONATO BRASILEIRO DE NATAÇÃO - JOSÉ FINKEL – 2021 e teve contato com os grandes nomes da natação e ainda levou uma medalha de ouro para casa.
Ouça essa história incrível, onde o atleta Guilherme Guido, participante de 3 olimpíada, presenteou o nosso jovem atleta com algo que ele nunca imaginou, que ficará guardado para o resto da vida em sua memória.
Leia abaixo a história de superação de João Emanuel, que já começou aos 4 anos de idade:
O João Emanuel começou no Sesc do Gama - DF, com 4 anos de idade. Na época não era permitido criança dessa idade nadar lá, só era aceito crianças a partir de 7 anos. Seu irmão Samuel fazia natação em outra academia desde dos 6 meses porque tinha asma e pq o pai é bombeiro e sempre entendeu a importância deles saberem nadar por segurança. Mas eles estavam adoecendo muito porque a academia era fechada e os médicos indicaram que deveríamos ir para uma academia aberta.
O Samuel ainda tinha 6, e a direção autorizou ele fazer um teste e caso ele fosse aprovado ele poderia entrar na turma! Como eu já tinha o "não", pedi para que o João fizesse o teste também, eles disseram que era quase impossível, pois a piscina não daria pé pra ele pois, era muito pequeno, chorei e eles deixaram a critério da professora. Assim quando o Samuel foi fazer o teste e passou, pedir para que fizesse o teste com o "Manu", João, ela contrariada fez o teste, mas o conduziu o tempo inteiro como bebezinho, e vi que ele não passaria se continuasse daquela forma, foi então que fui para a outra borda da piscina e pedi para a professora que o deixasse ir até a mim, ela relutou, mas eu chamei : vem Manu até a mamãe! E assim ele fez e atravessou! Ela espantada com o desempenho dele, disse: é impossível não aprova-lo! Então os dois foram para turma do professor Márcio. Com +ou- 1 mês depois o Prof. me chamou e me pediu pra que eu desse ele para o prof. e técnico André Félix, que tinha uma equipe de atletas e que o João tinha um grande potencial. Sem entender muito bem o que estava acontecendo resolvemos falar com o tal técnico pra entender, e aí foi que ele me disse que já tinha visto ele nadar e que gostaria de treina-lo. Então com 4 pra 5 anos ele começou a competir internamente com meninos mais velhos e de macarrão ", que ele odiava" pois, não precisava dele e ganhava todas! Quando ele tinha entre 6 anos ele começou a competir com autorização em campeonatos regionais!
Permanecendo por 11 anos no Sesc, com André Félix, participando de campeonatos regionais e nacionais e sendo por várias vezes atleta destaque, sendo premiado por vários campeonatos!
Detalhe o seu irmão Samuel sempre esteve na raia ao lado, fazendo parte da mesma equipe durante todo esse tempo.
Em 2019 o Sesc aboliu o projeto do "Sesc olímpico" onde fazia parte vários atletas com premiações, e que não possuíam condições para prosseguirem "pagando" em outro clube pois se tratava de um projeto social.
Foi quando o João passou pelo primeiro teste. Estávamos de férias e falamos para eles que não poderiam mais prosseguir como atletas, choraram muito e o João disse que esse era seu sonho! Foi quando eu o disse que se Deus tinha isso mesmo pra ele, Ele abriria as portas! E assim aconteceu Deus abriu três portas! Três opções nos melhores clubes de Brasília, mas não tínhamos condições de pagar, então a proposta tinha que ser uma que coubesse nas nossas condições e dois fizeram uma proposta irrecusável, então ele pode optar! E ficamos no IATE, onde seu crescimento está sendo incrível! Onde o trouxe até esse campeonato do episódio com o Gui Guido!
Quem sabe após ouvir essa história você não resolve patrocinar o nosso jovem atleta