Leia
“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo.”
2 Coríntios 6:14-16
Ouça
Não se compare
Reflita
Se você olhar para as redes sociais do mundo poderá se sentir vivendo no século passado. As roupas, as músicas, as festas, as danças, tudo parece tão vulgar e ao mesmo tempo tão normal. Será que você está tão fora padrão assim?
Espero que a resposta seja sim. Pois foi exatamente sobre isso que Paulo nos alertou ao tratar do jugo desigual. Aliás, muita gente usa esse texto para falar sobre não se associar com descrentes, seja em negócios ou relacionamentos, porém temos que lembrar que o mesmo Paulo disse em 1 Coríntios 5:9,10 : “Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.”
Por óbvio que num mundo caído é impossível não ter nenhuma relação, contato pessoal ou profissional com pessoas imorais.
No entanto na segunda carta o apóstolo se aprofunda. Ele trata de comparação. O jugo é a peça de madeira usada para atrelar bois a carroça ou arado, também conhecido como canga. Para colocar dois animais numa canga eles devem ser da mesma espécie, tamanho e força iguais. Caso contrário a força de um derrubará o outro. A lentidão de um atrasará o outro.
Paulo nos alerta, portanto, que não devemos fazer esse tipo de comparação. Não olhe para quem leva uma vida completamente oposta à sua e nem queira viver como essa pessoa.
Lembre-se de Noé. “Noé era homem justo. Ele provou ser irrepreensível entre seus contemporâneos. Noé andava fielmente com Deus.” (Gênesis 6). Ele e sua família não se compararam com o mundo, mas andaram com Deus e sobreviveram àquela catástrofe.
Portanto, estar separado em Deus não é deixar de conviver com pessoas descrentes. É, acima de tudo, não se comparar com elas.
Ore
Senhor, obrigada porque o Senhor me separou não para que eu deixasse de conviver com pessoas descrentes, pois é para elas que o Senhor quer que eu seja luz. Mas para que eu não compare a minha vida com a delas. Que eu saiba sempre me contentar com o caminho que me foi proposto, sem cobiçar o mundo e nem as coisas do mundo.
💝Acompanhe o Ministério Elegante Sempre
Instagram: @elegantesempre
Facebook.com/elegantesempre
Youtube.com/elegantesempre
✉Contato@elegantesempre.com.br