Leia: João 7
“Não julguem pela aparência, mas façam julgamentos justos”
João 7:24
Reflita: Julgue corretamente
Jesus diz em Mateus: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. (Mateus 7:1,2). Mas em João ele diz: “Façam julgamentos justos”.
Afinal, de contas, você deve estar pensando, devemos julgar ou não? Jesus estaria em contradição?
De forma alguma. Se analisamos o contexto das duas falas elas convergem para o mesmo ponto. Não julgar não tem nada a ver com abandonar o discernimento sobre o bem e o mal. Isso sempre devemos fazer (julgando corretamente), mas não podemos julgar o estado de consciência do outro, pois simplesmente ele é inacessível para nós.
Não podemos saber se o quanto as feridas de uma pessoa condicionam o seu agir no mundo. Muito menos podemos saber se ela está ou não com o coração voltado para Deus. Aliás, é muito comum vermos pessoas que vivem dentro da igreja, mas tem o coração afastado de Deus, cheio de inveja, ambição, egoísmo...
Precisamos lembrar que Jesus julgou os fariseus várias vezes e a Bíblia nos manda examinar, julgar e precaver-nos. Ou seja, temos que ter senso crítico e olhos bem abertos para não sermos enganados. Porém quando virmos alguém cair, nossa atitude não deve ser de superioridade, mas como o bom samaritano, em vez de julgar, agir.
Portanto, a atitude cristã deve ser olhar o outro com um coração sensível e julgar as ações de acordo com a Palavra de Deus. E, quando formos exortar alguém, corrigir algum erro, que não façamos por vanglória, mas por amor ao próximo.
Ore:
Pai amado, obrigada porque me ensinas a ter compaixão pelas pessoas e a discernir o bem e o mal. Que eu não julgue ninguém pela aparência, mas pelos frutos do Espírito que revelam se alguém é ou não do Senhor.
💝Acompanhe o Ministério Elegante Sempre
Instagram: @elegantesempre
Facebook.com/elegantesempre
youtube.com.br/elegantesempre
✉Contato@elegantesempre.com.br