Leia
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,
pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.
Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
Efésios 5:22-27
Ouça
Cumpra o seu papel
Reflita
Muitas mulheres torcem o nariz para este versículo porque nele Paulo orienta as mulheres a se sujeitarem ou serem submissas aos seus maridos, mas um olhar atento revela a sabedoria desse texto.
Por sua natureza sensível, as mulheres têm facilidade em amar e manifestar amor. Aliás, desde criança são encorajadas a isso. O mesmo não ocorre com os homens.
Por isso, sabiamente, Paulo distingue 2 pontos difíceis para cada gênero:
- Para a mulher: se sujeitar. É fato que as mulheres podem muito, são multitarefas e dotadas de muitos dons e capacidades. São tantas habilidades que é comum a mulher começar a dominar tudo, inclusive o seu lar. Uma mulher mandona e autoritária acaba por enfraquecer a figura masculina da casa levando a várias consequências trágicas, que vão da falta de uma figura masculina relevante para os filhos até o próprio desinteresse pelo cônjuge. Afinal, nenhuma mulher quer um homem fraco ao seu lado.
- Para o homem: o desafio de amar. Culturalmente os homens foram ensinados a conquistar, mas pouco a manifestar amor e carinho. Paulo reforça a necessidade de o marido amar sua esposa com um amor sacrificial, como o de Cristo, para que ela possa seguir em santidade. Um marido que não manifesta seu amor leva a sua mulher ao pecado, seja em atitudes de fuga da realidade (como vícios, consumismo etc), a mentiras e até adultério.
Daí a necessidade de reconhecermos, aceitarmos e assumirmos o nosso papel no relacionamento.
Ore
Pai querido, quero cumprir meu papel com inteligência e sabedoria. Entendendo que tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.
💝Acompanhe o Ministério Elegante Sempre
Instagram: @elegantesempre
Facebook.com/elegantesempre
Youtube.com/elegantesempre
✉Contato@elegantesempre.com.br