Listen

Description

Os golpes digitais estão cada vez mais recorrentes. A isca para a fraude é diversa e pode estar presente em e-mails, ligações, mensagens no celular ou sites falsos. Dados da empresa global de informações e soluções TransUnion mostram que, de janeiro a julho de 2022, mais de um milhão e meio de trapaças virtuais foram bloqueadas no Brasil. Nesta segunda-feira (24), Mário Augusto conversa com Adriano Vallim, perito judicial especialista em crimes digitais.

Para o especialista, uma das principais causas do problema é o vazamento de dados. De acordo com Vallim, o aliciamento de funcionários do setor bancário tem sido recorrente e intenso e, como os profissionais têm acesso aos sistemas, alguns “começam a ver nisso uma oportunidade de ter um segundo salário e vazam informações para os criminosos”.

Adriano Vallim, responsável pela Coordenadoria Forense Computacional da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP também conclui que, no campo do direito, “o problema dos crimes digitais é a legislação brasileira, que prevê penas irrisórias”.

O programa "8 em Ponto", com apresentação de Mário Augusto*, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Apresentador durante as férias de Sergei Cobra.