O ESG - Environmental, Social and Governance, sigla na língua inglesa, que em português significa Ambiental, Social e Governança, trata de um conjunto de boas práticas idealizadas para medir se uma corporação está comprometida com a sustentabilidade sob o ponto de vista ambiental, social e de governança corporativa.
O termo ESG surgiu no mercado financeiro e, mais recentemente, tem sido “cobrado” na esfera pública. Para falar sobre essa questão de governança, o “8 em Ponto” de hoje (21) recebe a advogada especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Magistratura, Melissa Pulice, colaboradora do livro "ESG - A Referência da Responsabilidade Social Brasileira", lançamento da editora Mizuno, autora do capítulo Compliance na Administração Pública Direta: uma necessidade governamental brasileira".
A especialista lembra que o Brasil já tem uma lei anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa nº 12.846/2013, porém, deveríamos ter uma lei ligada ao ESG obrigando ao poder público implementar programas de integridade. E, um dos termos-chave para que se chegue ao sucesso nessas questões é o compliance, uma série de normas que têm como objetivo garantir a efetividade das regras de uma organização, como atitudes anticorrupção, por exemplo. “No caso do poder público, é uma ferramenta perfeita para evitar novas condutas fraudulentas”, afirma.
O programa "8 em Ponto", com apresentação de Mário Augusto*, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
* Apresentador durante as férias de Sergei Cobra.