A pandemia de covid-19 não afetou apenas a saúde, o convívio social e a economia. A educação também sofreu impactos severos. Um estudo da ONG Todos Pela Educação mostra que houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que, segundo seus responsáveis, não sabiam ler e escrever. O número passou de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021. Para falar sobre esse cenário, Mário Augusto conversa com a presidente executiva e co-fundadora da organização responsável pelos dados, Priscila Cruz.
Perguntada sobre as razões que contribuíram para que o Brasil atingisse esse cenário, a especialista aponta falhas do Ministério da Educação que, segundo Priscila, “virou as costas para a educação”. Ela também critica a postura do presidente Jair Bolsonaro, ao afirmar que, durante o período de isolamento social, o MEC criou um aplicativo capaz de fazer com que as crianças se alfabetizassem pelo celular em até seis meses, o Grapho Game. “Isso não existe, é uma mentira deslavada, o aplicativo não substitui de forma alguma um professor”, conclui.
O programa "8 em Ponto", com apresentação de Mário Augusto*, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Apresentador durante as férias de Sergei Cobra.