Conhecidas como as doenças do século, a ansiedade e a depressão incomodam mais de 19 milhões de brasileiros desde o início da pandemia. Para falar sobre os cuidados da saúde mental e emocional, e o Janeiro Branco, no Oito em Ponto desta terça-feira (04) Sergei Cobra conversou com o psiquiatra e acupunturista Dr. Agamenon Honório.
Segundo o médico, é importante dar atenção aos aspectos emocionais porque eles são características de quem somos. Ele conta que é fundamental que todas as pessoas busquem tratamento adequado, incluindo populações que não tenham condições de pagar por saúde mental, podendo buscar o SUS e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Sobre a “ansiedade boa”, Honório avalia que ela é conhecida pela energia do próprio pulsar da vida. Da vontade de acordar e ir atrás de fazer as coisas com ânimo. Já quando a pessoa não tem controle sobre o que está sentindo, isso sim é a má ansiedade e precisa ser tratada, comenta.
O psiquiatra ainda diz que “é preciso que a sociedade se dê as mãos” para que a saúde mental possa ser vista mais além do que medicamentos que equilibram os níveis emocionais de pessoas que passam por transtornos psíquicos. “Nem toda ansiedade precisa de medicamento [...] Nem toda depressão precisa de medicamento”.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.