Com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de depressão e suicídio, a campanha Setembro Amarelo propõe a discussão de temas relacionados à saúde mental e ao suicídio de forma aberta e empática. Hoje (12), o programa “8 em Ponto” abriu espaço para esse debate, com a presença da psiquiatra Alexandrina Meleiro, membro da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).
O apresentador Sergei Cobra lembra que o alto número de diagnósticos de ansiedade e depressão está cada vez mais recorrente e pergunta para a médica qual é o momento certo de procurar por auxílio profissional: “Quando a tristeza dura mais que 10 dias, isso já começa a preocupar”, disse Alexandrina, que também destaca que parentes e amigos ao perceberem mudança de comportamento, como perda de desempenho nas atividades e atitudes reclusas, têm de ligar o “alerta”.
A especialista ainda relata que muitos profissionais da saúde - incluindo médicos que fazem o atendimento primário de pacientes – não têm formação teórica adequada para lidar com as patologias mentais, minimizando os sintomas relatados por quem procura ajuda. Para a psiquiatra Alexandrina Meleiro: “Só sabe o que é depressão quem sente”, conclui.
O programa "8 em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 8h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital.