Listen

Description

De acordo com um levantamento divulgado em julho deste ano pela BTA Associados, instituição que atua na área de saúde e vitalidade organizacional, oito em cada dez executivos no Brasil são afetados por chefes com comportamentos classificados como “tóxicos”. Na última quinta-feira (11), um dos maiores escritórios de advocacia do país se viu envolvido em uma polêmica por causa do ambiente de trabalho que, de acordo com colaboradores, é permeado por pressão psicológica constante.

No “Oito em Ponto” de hoje (17), Sergei Cobra entrevista a professora de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ana Rita Bittencourt, sobre a atmosfera do mundo corporativo, em especial, a de empresas familiares, que representam cerca de 90% das corporações mundiais.

Para Ana Rita, é necessário que o mundo corporativo - onde a lógica que prevalece é a competição - passe a reconhecer estruturas menos rígidas e mais compartilhadas. No caso das novas gerações de proprietários de empresas familiares, cujos herdeiros passam ao papel de gestores, a especialista recomenda que “É preciso que eles passem a cooperar, não competir”, afirmou.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 8h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital.