Listen

Description

Após a escassez de chuvas em todo o território brasileiro, a crise energética tem se transformado cada vez mais preocupante para o país. De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a represa de Furnas, responsável por 70% da energia do Brasil, está abaixo da cota mínima. Durante o 'Oito em Ponto' desta terça-feira (28), o ex-diretor da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e sócio da DZ Negócios com Energia, David Zylbersztajn, afirmou que está faltando um contexto mais orgânico sobre o real problema que a população brasileira está vivendo.

Para Zylbersztajn, não tem como comparar a crise que está acontecendo hoje com o apagão de 2001. Segundo ele, a produção de energia na época era quase 100% dependente das chuvas. “Foi criado um plano e quem cumprisse com a meta recebia um prêmio”, afirmou o sócio da DZ. Ele relembrou que 7% da população não recebeu o bônus por descumprir a proposta, e foi obrigada a pagar multa.

“Ninguém vê campanha de redução de consumo”, enfatiza Zylbersztajn sobre propagandas e ações que possam incentivar a população na compra de eletrodomésticos que consumam menos energia. O sócio da DZ Negócios ainda disse que nenhum governo gosta de falar em racionamento, mas que se houvesse programas para poupar água, hoje teríamos menos problemas.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.