Listen

Description

Neste sábado (7), a Lei Maria da Penha completa 15 anos de existência, com o objetivo de punir agressões contra mulheres, sejam essas físicas, sexuais, psicológicas, morais e/ou patrimoniais. Para fazer um balanço do impacto dessa legislação na vida das mulheres e discutir os caminhos para o fim da violência doméstica, a juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Domitila Manssur, participou do programa Oito em Ponto.

“Nós temos uma cultura machista firmada com base em uma sociedade patriarcal”, explica a juíza sobre o motivo da frequência de casos de violência contra a mulher no Brasil. “É a coisificação do corpo feminino, a mulher é vista como um objeto. A mulher não é vista como uma pessoa, um indivíduo, e sim como uma propriedade. É um legado da sociedade patriarcal, em que a figura masculina estava num patamar mais alto do que a feminina, o que leva à violência”.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.