Listen

Description

Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, do Ministério da Saúde, mostrou que 41,7% dos brasileiros relataram alguma alteração do sono e baixa produtividade pelo cansaço gerado.

Para falar sobre os distúrbios do sono, o programa Oito em Ponto convidou o neurologista Fabiano Moulin de Moraes, coordenador do Laboratório de Neurologia da Unifesp e especialista em Cognição e Comportamento.

“O sono tem dois objetivos, o primeiro é organizar a bagunça do dia, emocional e física, e a segunda é aprender com toda essa bagunça, ou seja, atualizar a mente”, explica. Segundo o médico, durante a pandemia de Covid-19 ocorrem tantos estímulos emocionais que podem “sobrecarregar o sono de tal maneira que ele não dá conta”.

Desta forma, são tantas emoções durante o dia, que o sono não consegue processá-las durante a noite. Após uma noite ruim de sono, as pessoas podem apresentar menor atenção, memória e engajamento às tarefas diárias.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.