O vírus monkeypox ou varíola dos macacos, está se espalhando em diversos países mundo afora. Só no Brasil, são quase 4 mil casos confirmados da doença, sendo a 5ª nação mais afetada até o momento. Nesta terça-feira (22), Sergei Cobra conversou com Jamal Suleiman, infectologista do Instituto Emílio Ribas, sobre esses dados.
O médico explicou que o nome pelo qual se popularizou a condição “induz ao erro dos não familiarizados com as nomenclaturas médicas”. Os primeiros casos da varíola dos macacos foram observados em primatas, por isso o registro aconteceu desta forma. Suleiman enfatiza que o vírus é originário de roedores da África Central, sendo os macacos apenas “vítimas” da doença, assim como os humanos.
Perguntado sobre a possibilidade dessa varíola se tornar “uma nova pandemia de covid-19”, o infectologista negou e reafirmou que as vacinas já estão disponíveis, sendo o problema a escassez do insumo que produz o imunizante. Para Jamal Suleiman: “Uma vez expandindo o acesso à imunização, começando pelas populações mais vulneráveis, a gente tem chance alta de sucesso para bloqueio”, declarou.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 8h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital.