Listen

Description

O presidente presidente da Associação Paulista de Medicina e membro titular da Academia Nacional de Medicina José Luiz Gomes do Amaral participou nesta terça-feira (16) do programa "Oito em Ponto".

Ele falou sobre a escolha do médico Marcelo Queiroga, pelo presidente Jair Bolsonaro, para comandar o Ministério da Saúde no lugar de Eduardo Pazuello. "Gostaria muito que o [novo] ministro viesse em sua primeira declaração vestindo máscara, e dizendo à população brasileira que sua principal preocupação nesse momento é buscar vacina suficiente para pelo menos 70% da população".

Gomes do Amaral também defende o "lockdown" regionalizado, para diminuir a transmissão do coronavírus. "O 'lockdown' não precisa nem deve ser generalizado, ele pode ser regionalizado, de acordo com as condições locais. Você tem que aplicar rapidamente o confinamento para diminuir a transmissão da doença, e conforme você conseguir a redução, você vai liberando novamente".

O presidente da Associação Paulista de Medicina também falou sobre o trabalho da instituição no enfrentamento à pandemia, e sobre os esforços para atender as demais necessidades de saúde da população, paralelamente à Covid-19. Confira a entrevista completa.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.