Listen

Description

A Petrobras, assim como outras estatais de economia mista, como o Banco do Brasil e Eletrobrás, enfrentam grandes desafios de ser uma companhia lucrativa, ao mesmo tempo em que sofrem interferências do governo federal.

Para falar sobre o assunto, o economista Josilmar Cordenonssi Cia, mestre e doutor em Administração de Empresas e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, participou nesta terça-feira (23) do "Oito em Ponto".

"A gestão do ministro Paulo Guedes foi uma decepção no sentido de todo discurso liberalizante, pró privatização. A privatização foi o mote da campanha [eleitoral de Jair Bolsonaro], mas os interesses políticos não deixam", afirma o economista.

Para Cordenonssi Cia, é comum as empresas estatais serem usadas para interesses políticos. "Muitas vezes essas empresas são capturadas para manter projetos eleitorais. No governo Dilma [Rousseff], a Petrobras foi usada para segurar o preço da gasolina e manter a inflação. Na cabeça do Bolsonaro, isso mostra que ele deveria intervir na Petrobras para segurar uma possível greve dos caminhoneiros".

Segundo o economista, a melhor solução para esses casos seria a privatização. "Se você tirasse as amarras do governo, as ações subiriam, você teria uma valorização e o governo poderia arredar recursos", disse Josilmar Cordenonssi Cia. Confira a entrevista completa.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​