A chefe de Políticas Sociais, Monitoramento e Avaliação da Cooperação da Unicef Brasil, Liliana Chopitea, participou do Oito em Ponto desta terça-feira (05) com Sergei Cobra e afirmou que as crianças e adolescentes são as principais vítimas ocultas da pandemia.
De acordo com o levantamento realizado pela Unicef, famílias com crianças e adolescentes mostraram uma tendência de redução de renda que impacta diretamente a perspectiva de futuro dos jovens.
Na educação, “Milhares de crianças e adolescentes estão fora da escola e muitos deles não voltarão”, afirma a chefe de Políticas Sociais. Segundo ela, será necessário realizar um projeto para trazer crianças de volta à escola para não perder o resultado do trabalho conquistado durante todos esses anos. “Com a pandemia, o Brasil corre o risco de regredir 20 anos a respeito da evasão escolar”.
Sobre o retorno presencial das aulas, Liliana diz que "as crianças precisam ter contato com outras crianças”. Para ela, muitas vezes as famílias de baixa renda precisam sair para buscar o ganha pão e não tem o tempo necessário para colaborar com o hábito de leitura dos filhos.
A chefe de Políticas Sociais ainda disse que "é preciso que todos atuem" para que as políticas possam ser implementadas de forma muito rápida e paralela. “Ir atrás das crianças que estão fora das escolas, gerar e garantir os principais serviços de saúde e trabalhar com datas e evidencias para reverter a pobreza das crianças no Brasil será a solução para mudar o resultado da pandemia na vida desses jovens, finalizou Liliana.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.