Anualmente, o mês de outubro é dedicado às ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, na campanha conhecida como Outubro Rosa. Só em 2022, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 66 mil novos casos do tipo devem ser registrados no Brasil. Para falar sobre o assunto, Mário Augusto* conversa com o médico Mauricio Abrão, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP e Presidente da Associação Americana de Ginecologia Laparoscópica – AAGL.
Abrão lembra que o check-up preventivo da doença tem como carro-chefe a mamografia, que, segundo o doutor, deve ser feita assim que a mulher atinge os 40 anos de idade. O especialista também destaca que o câncer de mama não é uma exclusividade das mulheres: “Homens, embora tenham menos glândulas mamárias, também podem ser acometidos”, afirma.
O programa "8 em Ponto", com apresentação de Mário Augusto, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 8h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital.