O economista e professor de economia da FAAP Odilon Guedes, afirmou no Oito em Ponto desta quinta-feira (30) que o ministro da economia, Paulo Guedes, não entende de orçamento público.
Para o professor, a proposta de Guedes para o pagamento da dívida dos precatórios, estimada em 90 bilhões de reais, prejudicaria algumas instituições públicas do país. A proposta afetaria diretamente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), um dos órgãos que está dentro do valor a ser pago pelo governo e que sairá prejudicado caso a ideia do ministro da Economia aconteça.
“A concentração de riqueza no Brasil é brutal”, comenta o economista que diz que o setor da sociedade que ganha muito dinheiro não quer fazer o debate sobre a reforma tributária e o pagamento dos impostos.
“O governo não quer romper o teto de gastos”, disse o professor afirmando que retirar o limite de gastos seria uma das soluções para que o pagamento dos precatórios não seja parcelado. Odilon contou que a estratégia do governo para não pagar a dívida à vista seria para que a sobra do dinheiro seja usado nas campanhas eleitorais do ano que vem. "A questão econômica no fundo é uma questão política", finaliza o economista.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.