Listen

Description

O Senado aprovou em março deste ano o projeto de lei que prevê igualdade salarial nas empresas. O tema já existe na Constituição Federal e na Consolidação das Leis Trabalhistas, mas estabelece uma multa à empresa de 5 vezes o valor da diferença salarial, com pagamento destinado à funcionária afetada. O projeto aguarda análise do presidente Jair Bolsonaro.

Para falar sobre esse assunto, o ‘Oito em Ponto’ entrevistou nesta quarta-feira (23) Olívia Pasqualeto, professora de Direito do Trabalho e Previdenciário da Faculdade de Direito da FGV, e pesquisadora no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação na mesma instituição. “A multa é uma garantia estratégica para que a empresa que pratica essa diferenciação se sinta inibida a fazer”, disse Pasqualeto.

Ela acredita que a igualdade salarial deve vir acompanhada de boas práticas, aumento da transparência, e outras estratégias para acabar com qualquer discriminação no ambiente de trabalho. “Existem alguns estudos que apontam que quanto mais diversa a empresa, mais produtiva, criativa e inovadora ela é. Essa diversidade tem sido muito bem avaliada no mercado. E a discriminação não está só na questão salarial, mas também na ocupação de cargos, que também merece ser enfrentada com vista à igualdade”, disse a professora e pesquisadora Olívia Pasqualeto. Confira a entrevista completa.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​