Uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato garantiu ao petista a reconquista dos direitos políticos, e colocou-o de volta ao páreo eleitoral de 2022.
Os novos cenários políticos do país foram tema da entrevista desta quarta-feira (17) no "Oito em Ponto" com o professor e doutor em Filosofia Pablo Ortellado.
"Essa competição Bolsonaro x Lula veio para ficar. Lula pode até sofrer um revés na justiça, mas vai ser muito difícil a gente sair de um segundo turno entre esses dois candidatos", analisa Ortellado.
Para o professor, outros possíveis candidatos não conseguirão rivalizar com Lula e Bolsonaro. "Vários institutos de pesquisa mostram números muito claros. Os outros candidatos que já se apresentaram não conseguem competir com esses dois".
No entanto, o doutor em Filosofia acredita que a má gestão de Bolsonaro em relação à pandemia e a crise econômica, refletidas em pesquisas de avaliação, podem fazer ruir o projeto de reeleição de Bolsonaro.
"Essa oscilação [na avaliação do governo] está retornando ao que havia no auge na pandemia. A rejeição caiu no final do ano, possivelmente devido ao auxílio emergencial, mas isso pode comprometer sim o projeto de reeleição do presidente", avaliou Pablo Ortellado.
O professor e doutor em Filosofia também falou sobre a rivalidade política existente em nossa sociedade e avaliou que Bolsonaro recorre a discursos populistas e antissistêmicos. Confira a entrevista completa.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.