De acordo com o estudo recente do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), grande parte dos adultos precisam de pelo menos seis horas de sono diárias para se sentirem bem. Já para especialistas norte-americanos, dormir demais pode afetar as funções cognitivas do corpo humano. Para entender como doenças relacionadas ao sono podem impactar a saúde das pessoas, Sergei Cobra conversou com o professor da Universidade Federal de São Paulo, Paulo Bertolucci.
Segundo Bertolucci, a média ideal de sono para o ser humano está entre sete e oito horas diárias de descanso, porém a quantidade pode variar de pessoa para pessoa. Caso uma pessoa queira saber o seu tempo certo de repouso, o médico explica que é necessário dormir bem e, ao acordar, perceber se o corpo amanheceu descansado e se sentiu sonolência durante o dia.
Ele afirma também que os grandes problemas na alteração do sono estão relacionados a poucas horas de repouso, além da apneia do sono – causada pelo fechamento de vias aéreas, fazendo a pessoa roncar. "Todo mundo tem suas más noites de sono porque não dormiu corretamente", aponta.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.