Depois de uma temporada estável da pandemia da Covid-19 no Brasil, um aumento de 122% de novos casos da doença acendeu um alerta em todo o país. Para falar sobre a quarta onda do vírus que tem atingido toda a população nas últimas semanas, Sergei Cobra recebeu no “Oito em Ponto” desta terça-feira (07) o pediatra e infectologista, Renato Kfouri.
Segundo Kfouri, após o período de quatro a seis meses, é natural a perda de proteção do imunizante de quem está vacinado ou da pessoa que foi infectada pelo vírus. “A vacina é a única coisa que nós prevemos para a proteção dos casos graves”, afirma o infectologista.
Já em relação a vacinação infantil, Kfouri disse estar surpreso com a situação de pais que estão imunizados contra o vírus e não querem proteger seus filhos. Ele aponta que a não imunização em crianças acontece em decorrência de notícias falsas ganharem forças através de líderes que estão no governo.
Sobre o que esperar para os próximos meses, Renato Kfouri finaliza alertando estar longe o fim da pandemia no país: “Nós estamos ainda com uma situação muito grande, 100 óbitos por dia, 3.000 no mês (...) a gripe mata 1.000 pessoas por ano”.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.